Trabalhos Científicos


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apresentações dos trabalhos Orais



INSTRUÇÕES E ORIENTAÇÕES PARA CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES APROVADOS

1. Forma do pôster: vertical, com tamanho máximo de 90 cm de largura e 120 cm de altura.

2. O pôster pode ser de papel ou lona e deve ter cordinha para fixação.

3. Elementos do pôster: O Pôster deve informar em sua parte superior o título do trabalho. Na linha abaixo do título deve informar os autores e a instituição de origem. Desenhos, gráficos e fotografias podem ser agregados ao pôster.

4. Os Pôsteres devem ser expostos nos espaços determinados pelo número de registro que consta na lista dos aprovados, na área de exposição do congresso.

5. Cada pôster será exposto em apenas um dia do congresso (sexta-feira dia 09/11 do PO01 ao PO148 e sábado dia 10/11 do PO149 ao PO297).

6. Os pôsteres devem ser afixados no dia determinado para sua exposição, a fim de que estejam disponíveis para visitação ao longo de todo o dia. Horários: 09/11 - colocar das 7h30 às 8h30 e retirar das 19h às 20h. 10/11 - colocar das 7h30 às 8h30 e retirar das 18h às 18h30. Pôsteres que não forem retirados no horário estipulado serão descartados.


Prezados Autores de trabalhos:

A comissão científica parabeniza a todos pela aprovação dos trabalhos!
A seleção foi bastante desafiadora, uma vez que tivemos 497 trabalhos enviados e apenas 297 aprovados para poster e 33 para apresentação oral.
Apesar de inicialmente no edital constar que haveria avaliação dos trabalhos aprovados para premiação, refletimos enquanto comissão científica, e acreditamos que a premiação não trará benefícios e poderá ser injusta, já que os trabalhos são bastante distintos e compará-los é bastante complexo.
Consideramos que todos os trabalhos aprovados tanto para pôster quanto para apresentação oral são de excelente qualidade e nos trarão experiências exitosas da Atenção Primária a Saúde de todo o país e isso é o melhor resultado que esperamos de um congresso; esse compartilhar.
Dessa forma, ratificamos que não faremos avaliação dos trabalhos aprovados. Sugerimos, no entanto, que os expositores dos pôsteres fiquem disponíveis nos intervalos para tirar dúvidas dos congressistas, na medida em que apareçam.
As apresentações orais contarão com coordenadores de sala, membros dessa comissão, para organizar o processo, lembrando que serão 10 minutos para cada exposição e 5 minutos para discussão.
Um ótimo congresso a todos!
Até Breve.

Comissão científica

 

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS - LEIA ATENTAMENTE

Caso ainda não esteja cadastrado no evento, acesse o menu “INSCRIÇÕES”, no topo da página, e preencha o formulário. Cadastre um endereço de e-mail válido, pois toda a comunicação referente ao trabalho será realizada por meio deste e-mail.
O sistema informará que seus dados foram cadastrados com sucesso e exibirá um botão com o conteúdo "Clique Aqui" para acessar sua área restrita. Ao acessar a área restrita clique no menu “RESTRITO > Meus Trabalhos” (localizado no topo da página) e siga as instruções.
Para as próximas conexões você não precisa efetuar novamente a inscrição, pois já está inserida no sistema. Neste caso forneça o login e senha, com os quais se cadastrou e acesse a área restrita.

 

CRONOGRAMA

• Data limite para submissão:27 de agosto de 2018
• Prazo para o resultado dos aprovados: 04/10/2018

 

NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

  • Serão aceitos no máximo 05 (cinco) autores, sendo que quem submeter o trabalho deve estar inscrito no Congresso no ato da submissão e o pagamento de sua inscrição deverá ser efetuado até dia 18/10/2018.
  • Os resumos deverão ser enviados de acordo com o tema central: “Acesso na APS a Populações negligenciadas” e segundo os principais eixos:

» Eixo Cuidado individual, familiar e comunitário

» Eixo Político e Gestão

» Eixo Formação

» Eixo Pesquisa

  • Temas:
  • » Cuidado individual, familiar e comunitário:
       » Abordagem Comunitária
       » Abordagem Familiar
       » Atividades de Grupo
       » Comunicação em saúde e relação médico-paciente
       » Educação em saúde / Educação popular
       » Gestão da Clínica, Acesso e apoio especializado
       » Prática Clínica em Medicina de Família e Comunidade (casos clínicos, rotinas, protocolos, medicina ambulatorial, visita e assistência domiciliar em MFC e APS)
       » Práticas integrativas e complementares
       » Prevenção Quaternária
       » Saúde Escolar
       » Trabalho em equipe / com a equipe de saúde e esgotamento profissional

    » Político e Gestão
       » Acesso
       » Controle Social
       » Formas de contratação, flexibilização de horários e avaliação por resultados
       » Gestão do processo de trabalho
       » NASF
       » Outros
       » Políticas públicas
       » Trabalho em equipe
       » Valorização Profissional / Plano de Cargos e Salários

    » Formação
       » Educação à distância em MFC e APS e novas metodologias educacionais
       » Especialização e desenvolvimento profissional continuado
       » MFC e APS na graduação
       » Modelos docente-assistenciais em MFC e APS
       » Outros
       » Residência / Especialização / Educação Permanente em MFC e APS

    » Pesquisa
       » Avaliação de resultados em APS
       » Como pesquisar em APS
       » Como se atualizar em APS
       » Estudos epidemiológicos na Medicina de Família e Comunidade (MFC) / Estratégia de Saúde da Família (ESF) / Atenção Primária à Saúde (APS)
       » Metodologias de pesquisa e produção de conhecimento em APS
       » Outros

  • O resumo não poderá conter gráficos, figuras, fotos e tabelas.
  • Somente serão avaliados os trabalhos enviados na seguinte formatação:
  • Título: máximo de 15 palavras. Somente inicial do título em letra maiúscula e substantivos próprios. Ex:  A importância da Estratégia de Saúde da Família na intervenção educacional para cessação do tabagismo;
  • Autores: relacionar nome e sobrenome dos autores (no máximo 5 autores), sendo o do autor principal colocado em primeiro lugar, sem abreviaturas, sem titulação. Todos os autores devem seguir o mesmo padrão de apresentação. Ex: Ricardo André Freire de Souza, Thiago Gomes da Trindade, Ana Priscila Freitas Lemos. Deverá ser apontado o apresentador;
  • E-mail: deve ser inserido o e-mail de todos os autores.
  • Instituição: nome da instituição de todos os autores, por extenso com a sigla entre parêntesis.  Somente inicial da afiliação institucional em letra maiúscula e substantivos próprios. Ex: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Corpo do resumo: máximo de 300 palavras.
  • O corpo do resumo para as formas de apresentação deverá conter:
    • Introdução
    • Objetivo
    • Metodologia ou descrição da experiência (contexto, principais etapas, o que se esperava)
    • Resultados
    • Conclusões ou hipóteses
  • Referências (opcional): no máximo 5 (cinco), no estilo Vancouver. Quando houver, deve estar dentro das 300 palavras.
  • Serão aceitos no máximo 3 resumos de trabalhos por inscrito.
  • O apresentador do trabalho nas formas de pôster ou comunicação oral coordenada deverá ser um dos autores.
  • A aprovação dos resumos, assim como a forma, dia, hora e local de apresentação serão divulgados oportunamente.
  • Para emissão do certificado é necessário que pelo menos 1 dos autores esteja inscrito e presente no VI CONGRESSO SUL-BRASILEIRO DE MEDICINA DE FAMÍLIA.
  • Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado, com o nome de todos os autores.
  • Ao submeter o resumo o autor autoriza a publicação do mesmo nos Anais do VI CONGRESSO SUL-BRASILEIRO DE MEDICINA DE FAMÍLIA

 

A) A forma de apresentação dos trabalhos (oral ou pôster) será definida pela comissão científica no momento da avaliação e será informada na divulgação dos resultados.

B) Os trabalhos científicos aceitos para envio poderão ser de 4 tipos:

  • Pesquisa quantitativa: são pesquisas que utilizam metodologia quantitativa no seu desenho.
  • Pesquisa qualitativa: são pesquisas que utilizam metodologia qualitativa no seu desenho.
  • Relatos de experiência: são trabalhos que relatam casos ou experiências os quais explorem um método ou problema por meio do exemplo.
  • Temas de revisão: são trabalhos que apresentam síntese atualizada do conhecimento disponível sobre matérias das ciências da saúde.

 


AVALIAÇÃO E ACEITE

  • A avaliação dos resumos enviados será realizada por uma comissão constituída com essa finalidade. Para tal avaliação serão levados em conta: (a) Redação e estrutura; (b) Originalidade; (c) Metodologia científica; (d) Resultados; (e) Impacto e relevância do trabalho.

     Obs: (c) e (d) não são aplicáveis aos relatos de experiência.

  • A comissão científica reserva-se o direito de não aceitar resumos que não contemplem os temas do Congresso ou que não apresentem aspectos relevantes dentro da temática ou não estejam de acordo com os critérios pré-estabelecidos.



Encontrando dificuldades, entre em contato conosco pelo e-mail trabalhos@sulbrasileiromfc2018.com.br ou acesse o menu "Fale Conosco".



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